BLAZING WORLD

Science Fiction – Fantasy – Strange – Books – News – Space

Aren’t you a little short for a stormtrooper?

1 Comentário

 5146012962_6b64e322ed_n

  Depois de uma conversa sobre este tema, fiz uma pequena pesquisa na net e deparei com um artigo de um rapazito que serve de intróito a algumas perguntas, até porque ele remata este excerto com uma constatação acutilante…  

“Aí vai a maior dúvida de todo blogueiro literário: como se destacar nesse mar de blogs que tem a mesma proposta: resenhar livros? É sobre uma das maneiras mais adotadas para ganhar popularidade, e principalmente o efeito dela na blogosfera literária, que irei falar nessa postagem: as parcerias com editoras.
Depois que criei o Blog Epílogo (antigo Inkworld) e comecei me aventurar por esse mundo literário-virtual, percebi a quantidade de pessoas que também queriam falar desse mesmo assunto: livros. Então comecei a reparar no que elas faziam para ganhar popularidade. Uma coisa me chamou a atenção por parecer eficiente: blogs faziam parcerias com editoras e estampavam suas logomarcas nas barras laterais ou em páginas especias.Realmente, o que pode ser melhor do que o reconhecimento de uma editora para atrair seguidores? É como se o blogueiro dissesse: “veja de quem sou parceiro. Eles consideram meu blog bom. Me siga!”. É mesmo um grande atrativo que traz benefícios que vão além do reconhecimento: A editora envia de brinde livros para resenha e para sorteio/promoções. Esse último funciona como um imã para aqueles “pseudo-seguidores” que só estão a fim de ganhar o livro sorteado. Parece um verdadeiro negócio da China. Mas, de certa forma, essas parcerias estão sendo ruins para a blogosfera literária. A qualidade dos blogs está caindo e conteúdo se tornando excessivamente uniforme.”

Joshua Guimarães in Pensamentos do Joshua

 E agora as minhas perguntas:

  • Porque existem tantos blogs “literários”?
  • Porque razão alguns só fazem “apreciações” de livros editados recentemente e ignoram todas as obras do passado?
  • Porque razão alguns só fazem “apreciações” de livros das “correntes literárias” mais populares no momento e ignoram todos os que escapem a essa classificação?
  • Quais os danos causados à literatura por essa uniformidade?
  • Quais as condições acordadas para que essas parcerias sejam duradouras?
  • O que acontece aos livros enviados para avaliação?
  • Não poderá existir um negócio “da China” para os tais “críticos” com a venda desses livros?

No question is so difficult to answer as that to which the answer is obvious.
George Bernard Shaw

Anúncios

One thought on “Aren’t you a little short for a stormtrooper?

  1. Os blogues com parcerias estão comprados pelas editoras.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s